Dia Mundial dos Oceanos com visita ao Núcleo Museológico do Sal

No âmbito do Projeto «Ondas da Sustentabilidade» – Programa Escola Azul, os alunos das turmas do 2.º ano, da EB1 Infante D. Pedro, comemoraram o Dia Mundial dos Oceanos com uma visita de estudo ao Núcleo Museológico do Sal e às suas salinas.

 A deslocação, efetuada de autocarro, proporcionou aos alunos uma experiência prática de ligação ao património natural e cultural da região. Durante a atividade, o grupo teve a oportunidade de explorar o museu e compreender em detalhe o processo tradicional e sustentável que leva à formação do sal marinho, através da evaporação da água do mar pela ação do sol e do vento.

O ponto alto da visita foi a passagem pelas salinas, onde os alunos puderam vivenciar o ecossistema local e despertar os sentidos: provaram o sal produzido artesanalmente no local, reconhecido pela sua pureza e métodos de extração milenares e tiveram ainda a oportunidade de experimentar a salicórnia, uma planta halófita (que tolera a salinidade) que cresce espontaneamente nas salinas. Conhecida como “sal verde” ou “espargo do mar”, esta planta destaca-se pelo sabor salgado e crocante, sendo uma alternativa saudável e com menos sódio ao sal tradicional.

A iniciativa cumpriu com sucesso o propósito do programa Escola Azul, promovendo a literacia do oceano e sensibilizando as camadas mais jovens para a importância da preservação dos ecossistemas marinhos e costeiros através da sustentabilidade.