Turma 10.º C de Animador Sociocultural encerra ano letivo com experiências marcantes
O final do ano letivo da turma do 10.º C do Curso Profissional de Animador Sociocultural, da Escola Secundária Dr. Bernardino Machado, do Agrupamento de Escolas Figueira Mar, ficou assinalado por um conjunto de atividades enriquecedoras que contribuíram para o desenvolvimento pessoal, social e profissional dos alunos, fortalecendo simultaneamente os laços entre colegas e professores.
No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança (1 de junho), os alunos participaram na atividade “Pintura ao Vivo”, integrada na exposição “Confluências Criativas II”, promovida pela MAGENTA, na Esplanada Exterior do Centro de Artes e Espetáculos (CAE), inserida nas celebrações do 24.º Aniversário do CAE. Esta iniciativa permitiu aos alunos expressarem a sua criatividade em contexto artístico e comunitário, valorizando a arte como forma de comunicação e intervenção sociocultural.
No dia 9 de junho, a turma participou numa sessão de risoterapia dinamizada pelo professor Fernando Batista, da Mais Feliz Associação. A atividade proporcionou momentos de descontração, bem-estar e partilha, destacando a importância do humor e da alegria na promoção da saúde emocional. Para além dos benefícios individuais, a sessão reforçou o espírito de grupo e contribuiu para o fortalecimento das relações interpessoais entre os alunos e os seus professores.
No dia 15 de junho, os alunos visitaram o Portugal dos Pequenitos, em Coimbra. Esta visita constituiu o prémio atribuído ao ensino secundário no concurso “Há Escolas no Parque – 2.ª edição: Casas que Alimentam o Futuro”, reconhecendo o empenho e a dedicação dos participantes. Para além da componente lúdica e cultural, a experiência permitiu momentos de convívio, descoberta e aprendizagem fora do contexto escolar, valorizando o trabalho realizado ao longo do ano.
Estas atividades foram essenciais para o crescimento dos alunos, unindo competências técnicas ao desenvolvimento social, à empatia e à cidadania. Além de consolidarem o espírito de turma e a ligação com os professores, criaram memórias marcantes. O balanço final é muito positivo, reforçando o compromisso da escola com uma educação dinâmica e integral.