Da câmara fotográfica à descoberta: Física e Química em cada fotografia!

Os alunos das turmas do 7.º, 8.º e 9.º anos, no âmbito da disciplina de Físico-Química, foram convidados a participar na atividade “Foto Físico-Química”; uma iniciativa que procurou promover o gosto pela disciplina e demonstrar a importância da Física e da Química no quotidiano.

O desafio consistiu na realização de um trabalho final baseado em fotografias captadas pelos próprios alunos, retratando fenómenos, situações ou objetos do dia a dia relacionados com conteúdos estudados na disciplina. Para além das imagens, cada trabalho incluía uma breve caracterização da fotografia e a explicação da sua ligação à Física e/ou à Química. 

Através desta atividade, os alunos foram incentivados a observar o mundo que os rodeia com um olhar mais científico, identificando a presença constante dos fenómenos físicos e químicos nas mais variadas situações do quotidiano. Desde os movimentos da Terra, fases da Lua, mudanças de estado físico da matéria, passando pelas reações químicas presentes na natureza ou em atividades domésticas, foram muitos os exemplos apresentados.

Os trabalhos evidenciaram a criatividade, o empenho e a capacidade de observação dos participantes, demonstrando que a ciência está presente em tudo o que nos rodeia e que a aprendizagem pode acontecer para além da sala de aula. Os melhores trabalhos encontram-se expostos no hall da sala de professores.

Esta atividade revelou-se uma experiência enriquecedora, contribuindo para o desenvolvimento da literacia científica dos alunos e para uma maior valorização da Física e da Química enquanto ciências fundamentais para a compreensão do mundo.