Magia e Ciência: O Clube “Ondas de Ciência” encanta alunos do CAA
O Clube “Ondas de Ciência” , no âmbito da CIÊNCIA INCLUSIVA e da CIÊNCIA TROCADA PARA MÍUDOS, continua a proporcionar a descoberta e o fascínio aos nossos jovens adolescentes, com atividades especialmente dinamizadas para os alunos do Centro de Apoio às Aprendizagens (CAA)
Sob a coordenação das professoras Filipa Campante e Celeste Cavaleiro e com a dinamização a cargo da docente de Físico-Química, Iete Gonçalves, decorreu no laboratório de CN uma sessão experimental com a intrigante atividade “A magia de encher balões”. Entre sorrisos e muita expetativa, os alunos viram balões ganharem vida e insuflarem-se “sozinhos”, revelando os segredos das reações químicas de forma lúdica e apelativa. Foi gratificante constatar que se tratou de uma enriquecedora experiência, entusiasticamente vivenciada por todos os intervenientes.
A sessão seguinte teve um toque de mistério. A professora Iete, assessorada pela aluna Maria Inês Lopes, do 8.ºD, apresentaram a atividade “A magia da escrita invisível”, utilizando materiais comuns, folhas de papel e velas. De forma muito atraente, foi demonstrado que a ciência pode transformar o quotidiano em algo extraordinário, ao permitir criar mensagens secretas que apenas os olhos mais curiosos conseguem revelar, aplicando técnicas simples apropriadas.
O destaque destes eventos foi, sem dúvida, o entusiasmo contagiante do jovem público. A alegria dos alunos foi partilhada pelos docentes e não docentes que os acompanhavam, criando um ambiente de partilha e inclusão onde a curiosidade não teve limites.
Com estas iniciativas, o clube “Ondas de Ciência” reafirma o seu compromisso em tornar o conhecimento acessível, provando que a ciência é, de facto, para todos.