«A Infante vai à Faina»: EB1 Infante D. Pedro brilha no Carnaval de Buarcos com homenagem ao Mar
O espírito piscatório e a tradição da nossa terra foram as estrelas do Desfile de Carnaval Infantil realizado esta manhã em Buarcos. Com o tema «A Infante vai à Faina», a EB1 Infante D. Pedro prestou uma vibrante homenagem às raízes da comunidade, levando para as ruas a essência da vida à beira-mar.
O evento, organizado pela Junta de Freguesia de Buarcos, com o apoio do Município da Figueira da Foz, proporcionou uma manhã diferente aos mais novos, num ambiente de diversão e festa.
Numa explosão de criatividade e respeito pela identidade local, os alunos da EB1 Infante D. Pedro desfilaram vestidos a rigor. As peixeiras, com as suas canastras e trajes típicos, e os pescadores, simbolizando a bravura e o trabalho da faina, foram o centro das atenções, despertando sorrisos e aplausos dos populares que assistiram ao cortejo.
A escolha do tema «A Infante vai à Faina», surgiu no âmbito do Projeto «Ondas da Sustentabilidade», integrando o Programa Escola Azul. Ao vestirem a pele de homens e mulheres do mar, as crianças celebraram a história de Buarcos, num momento de partilha entre gerações que contou com o apoio entusiasta de professores, auxiliares e famílias.
O desfile terminou com a sensação de missão cumprida: a EB1 Infante D. Pedro não só celebrou o Carnaval, como honrou o passado e o presente da sua comunidade e do mar.