Participação no XXVIIIº Encontro Internacional de Jovens Cientistas das Escolas Associadas da UNESCO
A Escola Secundária Dr. Bernardino Machado, Escola Sede do AEFM, foi convidada a participar no referido Encontro, que se realizou na Escola Secundária Sá da Bandeira, em Santarém, de 13 a 16 de janeiro de 2026 e que contou com a participação de várias Escolas/Agrupamentos nacionais e estrangeiros, subordinado ao tema: “Como construir uma cultura de paz e de confiança para um mundo melhor?”. O nosso agrupamento esteve representado por duas alunas do 11ºC, do Curso Profissional de Técnico de Animador Sociocultural, acompanhadas pela professora de Português e pela Diretora de Turma.
As nossas discentes fizeram uma excelente e pertinente apresentação intitulada: “Juntos pela Paz”, cujos tópicos motivaram a reflexão, a consciencialização e a responsabilização individual e coletiva sobre o tema em análise.
Destaca-se a qualidade das apresentações e dos momentos culturais, na Escola anfitriã, bem como a forma como a equipa foi recebida.
Verificaram-se ainda visitas a Santarém, Óbidos e Nazaré.
O evento decorreu num contexto de experiência única, cultural e humanamente muito enriquecedora, sendo que o convite à participação da nossa escola no próximo ano (de 12 a 15 de janeiro de 2027) foi, já, efetivado.